Franquia Digimon: Cosmologia Digimon - Digimon Adv Tri

ULTIMAS

sábado, 21 de janeiro de 2017

Franquia Digimon: Cosmologia Digimon

ATENÇÃO CRÉDITOS TOTAL AO Executor N0

All Star Rumble.jpg



Introdução

Nesse blog você vai poder tirar suas dúvidas sobre como funciona a cosmologia da franquia Digimon.
Sim, já ouve um texto aqui sobre o mesmo assunto, mas por achar ele desorganizado eu decidi fazer essa outra versão que possivelmente poderá ser adaptada para uma outra Wikia. Espero que gostem do que vão ver.

Canonicidade

Como podem ver em nossa página de Canonicidade essa Wikia tem uma visão muito mais aberta do que pode ser canônico, no entanto para ficar mais agradável para os visitantes e que possa ser usado em outros locais eu decidi utilizar um conceito que vai ser bom para a maioria.
Primeiro de tudo entenda que a franquia não vem dos animes, podemos ver o começo da franquia no site oficial dela. Como você pode ver aqui ela teve seu começo no ano de 1997 com o Digital Monster Ver. 1 (Disponível em 4 cores). Note que o site deixa claro “デジタルモンスターはここから全てが始まった!” Que significa: Tudo em Digital Monster começou a partir daqui.
Tudo que é da franquia Digimon pertence majoritariamente a WiZ Co., Ltd que faz parte do grupo conhecido como BANDAI NAMCO Group (Pode conferir isso no topo da página da empresa). Os animes, mangas, hq's, jogos e todas as variações da franquia são feitos majoritariamente a pedido da BANDAI NAMCO e os jogos em sua maioria são sim desenvolvidos pelas companhias que fazem parte do BANDAI NAMCO Group.
Os animes são todos feitos a pedido da BANDAI NAMCO e são usados como marketing dos produtos desenvolvidos por ela. Apesar de que os animes são produzidos pela TOEI ANIMATION ou por empresas que ela contrata, pode ver um exemplo aqui, a história em si ainda está sobre poder da BANDAI e ela aceita o que a TOEI cria colocando isso em seus jogos e até fazendo jogos que complementam o anime.
Com o objetivo de complementar o anime também foram lançados Drama CD's que também são de autoria da TOEI ANIMATION.
Os mangás são em sua maioria distribuídos pela Shueisha a pedido da BANDAI NAMCO e também são usados pela BANDAI em seus jogos.
Livros são um caso a ser mais detalhado visto que existem muitos no entanto são menos comuns de serem usados, principalmente porque só sairão no Japão. Eles são publicados por muitas empresas, principalmente pela Shueisha e são ligados aos jogos e aos animes em sua maioria.
Existem também os conhecidos Manhuas da franquia. Ao todo existem 4 Manhuas que adaptam os animes Digimon AdventureDigimon Adventure 02Digimon Tamers e Digimon Frontier. Eles foram produzidos pela Rightman Publishing Ltd e foram originalmente lançados na china. Depois eles foram distribuídos em Singapura e nos Estados Unidos pela Chuang Yi Publishing Pte Ltd e pela TOKYOPOP respectivamente, com exceção do último Manhua que não foi lançado nos Estados Unidos e sim na Austrália pela Otter Press. Ainda existe o Manhua que não é uma adaptação de um anime conhecido como Digimon D-Cyber que é uma obra original que adapta o Digivice D-Cyber e continuou a história do Periodo X da franquia.
Além da mangás e Manhuas ainda existem HQ's lançados pela Dark Horse e pela Panini Comics. A Dark Horse trouxe sua versão aos Estados Unidos baseada na versão americana do anime Digimon 01, a Panini Comics distribuiu a sua versão através da Europa e se estendeu até Digimon Tamers, mas de uma forma confusa e diferente em muitos países do continente. Em alguns países eles recebiam uma versão própria da Panini e em outros traduções da versão da Dark Horse e depois de um tempo versões traduzidas de versões dos países vizinhos e depois de um tempo recebiam adaptações próprias que não seguiam nem a cronologia japonesa e nem a cronologia americana, caso queria saber um pouco mais disso veja aqui.
Então o que podemos usar ? Como podem ver existe muito conteúdo da franquia e espalhado por muitas mídias, diferente de muitas obras multimídias como Yu-GI-OH! Onde apesar de haverem mesmos personagens entre as mídias cada mídia contém uma linha canônica própria em Digimon todas as mídias se entrelaçam e isso é extremamente necessário para compreender o avanço da franquia. Não é raro dois ou três personagens que são naturais de mídia A aparecerem em mídia B e vice-versa. Apesar de que os animes deixam isso mais escondido tanto nos mangás quanto nos jogos isso fica cada vez mais claro sendo algo comum e como a franquia é majoritariamente dos donos dos jogos nós devemos apoiar mais o que os jogos deixam claro do que o anime deixa claro (E digo isso porque nem mesmo o anime nega as relações entre as mídias e a saga Adventure/Adventure Zero Two/Tamers é muito dependente de jogos lançados para WonderSwan).
Ao mesmo tempo existem muitas adaptações de muitas obras que chegam a se contradizer tanto que não dá para afirmar que se passam no mesmo mundo. Por exemplo Digimon Adventure que teve versão para Anime, Novel, Manhua, jogos e ainda Comics americanas, não separar isso pode deixar uma grande confusão.
Além disso como explicarei a franquia trabalha com um multiverso infinito, mas ainda devemos estabelecer uma cronologia principal de obras e colocarmos o resto como algo a parte, na minha opinião o melhor a se fazer é:
  • Iremos priorizar as versões japonesas da franquia. Como as versões americanizadas dos animes trazem diversas mudanças de roteiro então NADA das páginas principais devem conter informações vindas das versões dubladas do anime a menos que seja uma versão 100% fiel a versão japonesa. De todo o modo é melhor apenas utilizar cenas legendadas.
  • As variações de Digimon Adventure feitas no japão (Novel, Anime e Jogo) são consideradas canônicas. O anime e o jogo são os canons principais, principalmente com a Novel sendo uma versão atualizada com novas informações e feita pelos mesmos criadores do anime, claramente a história é menor que a do anime edo jogo por isso o que acontece no anime e no jogo ainda é considerado canon a menos que contradiga a novel.
  • Digimon Chronicle e Digimon X-Evoluton essencialmente contam a mesma história, no entanto Chronicle é a história original produzido pela BANDAI NAMCO e, portanto, deve ser usado como a base. No entanto X-Evolution ainda pode ser considerado devido a ser usado como referência ao Digimon World X (Jogo também produzido pela BANDAI que também trabalha o periodo X), no geral ambos podem ser usados e caso haja alguma contradição o Chronicle deve ser usado.
  • Fora as adaptações japonesas (Como as 3 versões de Digimon Adventure) nenhum Manhua adaptado e nenhuma HQ da Panini Comics ou da Dark Horse deve ser considerado canon em relação as páginas principais. A obra Digimon D-Cyber apesar de ser um Manhua é totalmente original e conta uma história que se encaixa no Periodo X e é totalmente coerente com as outras obras do período (Como Digimon X-Evolution e Digimon Chronicle) então pode ser considerado.
  • Tendo em vista essas regras TUDO na franquia é obrigatoriamente canônico, tanto os jogos, animes, mangás, filmes e tudo mais produzido no Japão.
  • As informações existentes no Digimon Reference Book devem serem utilizadas como base geral, para todas as espécies a menos que esteja claro que o livro se refira a um Digimon em específico (Como os perfis dos Cavaleiros Reais e dos Sete Grandes Lordes Demônio).

Cosmologia: Mundos Humanos

Digimon World 1/Digimon World Next 0rder

Mundo Real Digimon World 1.png
Esse foi o Mundo Real introduzido no primeiro jogo da série World. Nele mora originalmente o protagonista conhecido nas américas como Hiro (Sem nome oficial no Japão, apesar de que ele foi apelidado de Maemo no futuro).
Nesse mundo a franquia Digimon é bem conhecida tendo V-Pets e torneios D-1 assim como o nosso mundo.
Ele também foi trabalhado em Digimon World Next 0rder sendo o mundo de origem do protagonista. No momento atual da franquia Hiro está adulto e é professor na escola de Shoma (Um dos vilões de Digimon Next 0rder).

Digimon V-Tamer/C-Mon Digimon

Mundo Real Digimon V-Tamer.jpg
Esse mundo também é muito parecido com o de Digimon World 1, nele a franquia Digimon também é conhecida e existem os V-Pets.

Digimon World 3 - The Door of A New Adventure/2003

Mundo Real Digimon Worl 3.png
Mais um Mundo Real baseado na nossa realidade. Assim como os mundos mencionados anteriormente os Digimon são conhecidos através do mundo. O sucesso da franquia fez a empresa conhecida como MAGAMI criar um MMORPG chamado Digimon Online que leva os humanos a uma realidade virtual usando o dispositivo conhecido como Câmara da Matrix.
Esse mundo contém uma organização terrorista chamada de A.o.A que está tentando controlar o Mundo Real e o Mundo Digital.

Digimon World 2

Mundo Real Digimon World 2.png
Esse mundo real é muito desconhecido, ao meu conhecimento nunca houve uma cena dentro deste mundo. Apenas se sabe que os humanos trabalhavam no Projeto Gaia e estavam estudando o Mundo Digital e os Digimon, no entanto em um momento o computador mestre Gaia ficou fora de controle e prendeu os humanos no Mundo Digital e começou a brincar com eles e usou eles para continuar as pesquisas sobre evolução.

Digimon Story\Digimon Savers\Digimon Savers Another Mission

Mundo Real Digimon Story.png
Esse é o Mundo Real do primeiro jogo da série Story e Digimon Savers. Nesse Mundo Real existe uma organização secreta do governo conhecida como DATS que tem como missão manter os Digimon escondidos em relação ao resto do mundo.
No entanto mesmo assim os rumores de monstros digitais conseguem se espalhar pelo mundo levando a pessoas pesquisarem sobre os Digimon o que leva a alguns humanos acabarem sabendo sobre o assunto e acabarem sendo.
Apesar de termos poucas informações no Digimon Story sobre o Mundo Real, a página oficial de Digimon Story confirma que a história de Digion Story se passa no mesmo mundo de Digimon Savers.
Para os que duvidam que Digimon Savers Another Mission se passa no mesmo mundo que o anime ou apenas usa elementos do anime, no entanto a página oficial de Digimon Savers Another Mission confirma que que o jogo apesar de ter uma história totalmente diferente é escrito no mesmo mundo do anime Digimon Savers.
Com isso é possível provar que os jogos Digimon Story, Digimon Savers Another Mission e Digimon Savers se passam todos no mesmo mundo.

Digimon Story Lost Evolution

Mundo Real Digimon Story Lost Evolution.png
Apesar de ser um jogo da série Story e se passar no mesmo Mundo Digital é desconhecido se o Mundo Real é o mesmo dos outros jogos.
Pouco se sabe sobre o Mundo Real em questão, ele apareceu na introdução enquanto ocorria um festival, no entanto fora isso não tenho outras informações visto que o jogo nunca foi traduzido até agora (A Operação DECODE está no rumo de traduzir, no entanto isso ainda deve demorar).

Digimon World Re:Digitize Decode


PSP - Digimon World - Re Digitize (J) Intro (HD)05:16
PSP - Digimon World - Re Digitize (J) Intro (HD)
Sendo Decode o remake aprimorado de Digimon World Re:Digitize eu prefiro apenas falar do Decode por ser mais completo.
Esse mundo assim como o Mundo Real de Digimon World 1/Next 0rder, Digimon World 3 e Digimon V-Tamer também tem Digimon como uma franquia ficcional. Nesse tempo todas as redes de comunicações colapsaram, exceto a da GIGO Company, que a partir de então controla todos os aspectos da vida humana. Entre os serviços de GIGO é um MMORPG chamado Digital Monsters. O que poucos sabem é que na verdade a GIGO conseguiu conectar seu mundo com o Mundo Digital e todos os Digimon em seu jogo são vivos, ou seja o jogador está cuidando de Digimon reais.

Digimon Story Cyber Sleuth

Mundo Real Digimon Story Cyber Sleuth.jpg
Enfim o Mundo Real do último jogo da série Story lançado até agora.Nesse mundo as pessoas tiram proveito da imersão digital podendo entrar na internet em um espaço virtual conhecido como EDEN que é administrado pela Kamishiro Enterprises.
A existência dos Digimon ainda é apenas um rumor para alguns, muitos acreditam que são formas de vida virtuais criados por hackers.
Depois dos acontecimentos do jogo ocorreu uma reescrição da história do mundo real causada por Yggdrasil que apagou muitos acontecimentos em um período de 8 anos. Dentre mudanças na história pode-se mencionar o fato do pais dos personagens Yukko e Yuugo, que é presidente da Kamishiro Enterprises, não está morto e que os Digimon são conhecidos assim como no nosso mundo através do jogo Digital Monsters.

Digimon Adventure/Zero Two/TRI/Digimon Xros Wars

Mundo Real Digimon Xros Wars.png
Esse deve ser o mundo mais conhecido. Ele foi introduzido junto do primeiro anime, esse mundo começou sem saber dos Digimon, no entanto devido a acontecimentos ainda não esclarecidos em um momento Digimon começaram a entrar no mundo real.
Os eventos claramente se passam no mesmo mundo real de Adventure a TRI. A informação de que o mundo de Xros Wars é o mesmo vem apenas do mangá quando Tailmon (A mesma de Adventure) leva Taiki e os outros para a cada onde Taichi e Hikari moraram quando eram crianças.

Digimon Tamers

Mundo Real Digimon Tamers.jpg
Esse foi o primeiro Mundo Real a se assemelhar ao que estava nos mangás em geral (E único). No começo Digimon foi um projeto de vida virtual iniciado nos anos 80 e continuou até os anos 90, no entanto após alguns problemas praticamente todos os membros saíram do projeto. Apenas um membro continuou o projeto de forma independente, no entanto após ele sofrer um acidente o projeto foi parado.
Depois disso no ano de 1997 um dos principais fabricantes de brinquedos no Japão fez um jogo portátil baseado em Digimon. Este produto torna-se extremamente popular e as crianças crescem ao lado da franquia. No ano de 1998 começam jogos de cartas colecionáveis e em 1999 e 2000 começam a serem exibidos os animes Digimon Adventure e Digimon Adventure Zero Two.

Digimon Frontier

Mundo Real Digimon Frontier.png
O mundo real do quarto anime da franquia não teve muitas aparições, não traz coisas diferentes de um mundo natural, os Digimon parecem não serem conhecidos nesse mundo.

Digimon Next

Mundo Real Digimon Next.jpg
Nesse Mundo Real mais uma vez Digimon é uma franquia conhecida, no momento da obra existiam como modelo mais avançado de V-Pet o Digimon Mini.
Na obra também existe o "Net Battle" onde o usuário conecta o seu V-Pet, no modelo mais atual existe o "Net Battle Arcade Eddition" que conecta o usuário ao "Digimon Battle Terminal" usando uma tecnologia de realidade virtual.

Digimon D-Cyber

Mundo Real Digimon D-Cyber.png
Esse Mundo Real apareceu pouco, no entanto pode-se notar que os Digimon também são conhecidos e na obra em questão está sendo usado o Digivice modelo D-Cyber (Versão chinesa do Pendulum X).

Digimon Universe Appli Monsters

Mundo Real Digimon Appmon.png
O mundo real do último anime que está sendo exibido até agora. Esse mundo está muito mais ligado a tecnologia virtual que praticamente qualquer outro já exibido até então. A existência dos Digimon é desconhecida e até o momento apenas os Appmon são conhecidos por poucos humanos. É possível que esse mundo esteja atualmente no ano de 2045.

Mundos Reais Desconhecidos

Apesar de muitas obras não terem muitas cenas no Mundo Real, eles pelo menos são mencionados. No entanto ainda existem obras com humanos onde o Mundo Real não aparece e nem mesmo chega a ser mencionado, como:
  • Digimon Story Sunburst
  • Digimon Story Moonlight
  • Digimon Chronicle/Pendulum X

Número Total de Mundos Humanos

A totalidade do Multiverso Humano é clara, apesar de haver um número finito de universos mostrados os jogod Digimon Story Cyber Sleuth e Digimon World Next 0rder foram bem claros em afirmar que o número total de universos é incontável, infinito. Existem infinitas variações de mundos, mundos onde algo ocorre, outro onde a mesma coisa ocorre, onde não ocorre e muito mais. Tudo isso se repetindo infinitamente. Está claro que em questão de espaço existe um tamanho 'infinito de espaço 3D. Notem que eu não estou considerando os Mundos Humanos já como 4D, apesar de serem eu irei deixar para falar de dimensões temporais depois.

Network

Essa é uma parte muito importante sobre a cosmologia porque gera muitas dúvidas. Existe um grande boato que tenta rebaixar os personagens da franquia com a afirmação "Digimon existem dentro do Computador". E então é explicando o que é a Network que esse mito dos Digimon existirem na Internet vai acabar.
Como vocês podem ver a situação é bem clara. A Network é um Mundo que existe entre os planos do 'Multiverso Humano e o Multiverso Digital.
A Network conecta os dois planos e envia os dados virtuais para o Multiverso Digital onde eles tomam. Então não, a Network/Internet não é a mesma coisa que o Mundo Digital. Agora como iremos colocar o nível dela? Bem, se ela existe além do Multiverso Humano deveria ser colocado como algo com 4 dimensões espaciais, correto? Não. Apesar das lógicas das camadas serem validas e a Network realmente existir além de um Multiverso Infinito, ela não é composta apenas por uma camada.
A Network da franquia Digimon é formado por um sistema de múltiplas camadas baseada no Modelo OSI.
DigitalWold e.jpg
Como podem ver a Network é um plano com muitas camadas, assim como no Modelo OSI a Network tem 7 camadas. Cada uma dessas camadas existe além do Multiverso Humano e transcendem umas às outras como está claro na imagem.
E não, isso não tem NADA haver com o Mundo Digital, a Network existe entre os dois planos. Desde sempre está claro que a Network está fora do Multiverso Humano, isso já deixaria claro a posição dela como tendo pelo menos 4 dimensões de espaço, a única coisa de diferente da maioria dos métodos de transcendência de um plano infinito é que a Network é uma realidade com MULTIPLOS planos um em cima do outro assim como a primeira camada está em cima do Multiverso Humano, simples. E caso o mapa feito por Chiaki J. Konaka, escritor de Digimon Tamers e criador de muitos de seus conceitos, não convenceu você, nesse vídeo do último OVA lançado de Digimon Adventure TRI a entidade Homeostasis confirma que a rede tecnológica dos humanos, a Network, se desenvolveu de forma quântica permitindo a existência de todos os mundos possíveis. A cena claramente afirma a existência de infinitos mundos entre as camadas.

Mar Quântico00:25
Mar Quântico
A camada do Multiverso Humano tem 3 dimensões de espaço infinitas, acima dele existem 7 camadas do modelo OSI sendo assim existem ao todo nessa região de Múltiplas Camadas um total de 10 Dimensões Espaciais.

Mundos Digitais

Finalmente, iremos enfim falar dos Mundos Digitais trabalhados na franquia.

Digimon Tamers

DigitalWold e.jpg
Apesar de não ser o Mundo Digital mais trabalhado na Franquia, é ele quem vai nós trazer uma informação muito importante.
A explicação desse Mundo Digital vai ser dada junto da sua linha do tempo. Apesar de no começo, durante o ano de 1986, os Digimon nasceram já na camada física da Network, pode-se dizer que a última camada da Network se mescla com a primeira camada do Mundo Digital. Durante um bom tempo os Digimon não puderam ir além da última camada da Network, o D-Reaper impedia eles de evoluírem além disso, no entanto em um momento o D-Reaper sumiu e através da evolução os Digimon enfim puderam sair da Network.
Depois disso pode-se dizer que o Mundo Digital começou a nascer. O problema é que assim como a Network o Mundo Digital também é em camadas, através da evolução múltiplas camadas surgiram no mundo digital junto de inúmeros Miniversos (Assim como Homeostasis falou sobre o mundo quantizado).
E entendam, apesar de mencionar mini-versos as camadas não são os mini-versos, assim como Homeostasis explicou os miniversos existem entre as camadas (E vice-versa), assim como em uma camada existe um número infinito de universos humanos o mesmo acontece com os Digimon e isso cresce cada vez mais.
Então assim como a Network tem múltiplas camadas e desse modo múltiplas transcendências então podemos aplicar a mesma coisa que fizemos com a Network com o Mundo Digital, o problema é que o número total de camadas é desconhecido, no diagrama que tem no site do Konaka é possível ver que existem pelo menos 9 mundos datados, considerando que é um mundo representando cada camada podemos encontrar um total de 9 camadas separando os Mini-versos. Acima da camada dos Miniversos existe mais uma camada que o topo do Mundo Digital totalizando um total de 10 camadas diferentes no Mundo Digital deixando ele com uma totalidade de 20 dimensões.
Note que o Mundo Digital de Digimon Tamers cresceu de uma forma descontrolada e é o único que temos com essa composição em camadas, no entanto ele não deve ser tão estruturalmente superior ou inferior a Mundos Digitais naturais. Note também que ainda foi possível para o D-Reaper criar seu próprio mundo fora do Mundo Digital, então ainda é possível que o Mundo Digital de Digimon Tamers não tenha crescido tanto quanto os outros, de todo o modo o que temos aqui é apenas uma média. Então os outros Mundos Digitais estariam a um nível semelhante, mas não com muitas camadas no que é chamado Mundo Digital, assim como é o Mundo Humano.

Mundo Digital de Yggrasil

Mundo Digital Digimon Adventure.jpg
Esse Mundo Digital é o principal Mundo Digital que aparece na franquia, esse Mundo Digital foi executado por Yggdrasil.
Esse Mundo deve ser o padrão da franquia e qual é referenciado muitas vezes no Digimon Reference Book e semelhantes.
Como mostrado em Digimon Xros Wars esse mundo é o mesmo de Digimon Adventure, isso é visto através da presença de Tailmon e Wizardmon na história e os mesmos afirmam estarem no Mundo Digital desde muito tempo (Tailmon mais ainda porque ela ainda estava procurando pelos dados de Wizardmon), como nunca foi afirmado que Tailmon atravessou diferentes universos então o mínimo que podemos falar é que eles estão no mesmo domínio de Yggdrasil (Mais ou menos isso, vai ter mais umas coisas sobre isso).
Digimon Frontier possivelmente se passa no mesmo mundo devido a presença dos Cavaleiros Reais, das Feras Sagradas, Três Grandes Anjos e semelhantes, coisas mais presentes ao Mundo de Yggdrasil. Considerar o mesmo Terminal de Yggdrasil vai de pessoa para pessoa, eu prefiro manter nesse servidor.

Novo Mundo Digital de Yggdrasil

New Digital World.jpg
O Novo Mundo Digital surgiu no Período X. Quando os sistemas do antigo Mundo Digital sobrecarregaram por conta do grande número de dados extras que a evolução trouxe Yggdrasil teve que resolver esse problema, para isso ele criou um novo servidor fora do servidor antigo e esse servidor novo não iria guardar os dados no seu Host e sim no próprio servidor.
O começo do Período X foi em Digimon Pendulum X/Digimon Chronicle/Digimon X-Evolution.
Depois disso ocorreu Digimon D-Cyber, isso fica claro com constantes frases dos personagens como Omegamon X mencionando que enfrentou Death-X-DORUgoramon no passado a 10000 anos atrás ou quando Omegamon X menciona que se encontrou com Alphamon a 10000 anos atrás.
Digimon World X também se passa no mesmo mundo continuando eventos falando sobre o Periodo X (Além disso é nesse jogo que o Guilmon de Digimon Tamers aparece no Digital World de Yggdrasil).
Digimon World Re:Digitize se passa no mesmo mundo. DORUmon conta ao protagonista sobre como foi a primeira ativação do Programa-X e alguns personagens relembram da primeira ativação do Programa-X.
Os eventos de Cyber Sleuth também se passam no mesmo DW devido a presença natural dos Cavaleiros Reais e a menção de personagens como Alphamon mencionando de onde ela conhece a Mirei e Gankoomon mencionando o descanso de Yggdrasil na Montanha Infinita que são coisas em Digimon World Re:Digitize Decode.
Os eventos de Digimon Savers parecem se passar no mesmo mundo em questão devido a presença natural de Yggdrasil e os Cavaleiros Reais, o mesmo se diz de Digimon Story pelos motivos que eu já tinha dado além de que eles apareceram no próprio Digimon Story.
O mesmo é dito sobre Digimon Story Sunburst/Moonlight por ser a sequência de Digimon Story, com toda a história da Tamer Union e consequências da derrota de Chronomon DM, além de menções a Yggdrasil e aparição dos personagens de Digimon Savers.
Digimon Story Lost Evolution segue as mesmas ideias continuando os jogos anteriores com áreas como a Darkmoon City ou a competição de Tamers com a participação dos Chefes da Tamer Union.
Além disso Digimon Next também se passaria no mesmo mundo com a presença de Yggdrasil e por eles terem aparecido em Digimon Story Sunburst/Moonlight.

Mundo Digital ILIAD

The Olympos XII.jpg
O Mundo Digital de ILIAD é bem desconhecido e não foi muito bem trabalhado, pouco se sabe sobre ele e ele nem mesmo chegou a ser visto.
O Mundo Digital de ILIAD é governado por Homeros que tem uma forma de governar muito diferente de Yggdrasil, não ter leis.
Diferente do Mundo de Yggdrasil que tem grupos como Cavaleiros Reais e Três Grandes Anjos que mantem a ordem, no mundo de Homeros não tem conceitos de Bem e Mal.
A forma como o mundo de Iliad funciona é com base na simples seleção natural sem nenhuma distinção de certo ou errado, essa é a vontade de Homeros e em hipótese alguma ele quer que o seu mundo siga as ideologias de ordem de outros mundos como o de Yggdrasil.
No entanto em Iliad existe o grupo conhecido como Olympos XII que tenta governar esse mundo da mesma forma que os Cavaleiros Reais governam o mundo de Yggdrasil, este grupo existe contra a vontade real de Homeros.
Por isso existe uma guerra entre os Olympos XII que tentam governar o mundo e os Titãs que tentam deixar o mundo como manda a vontade de Homeros.

Witchelny

Witchmon.jpg
Witchelny é um Mundo Digital de outra dimensão que é muito desconhecido por nunca ter aparecido na franquia, apenas se sabe que ele existe por menções em perfis e algumas citações de personagens.
Esse mundo está mais ligado a mágia, nome legal para Linguagem de Programação de Alto Nível, tendo como Digimon mais comuns Wizardmon, Witchmon, Mistymon e Sorcerimon. Wizardmon foi ao Mundo Digita de Yggdrasil a treino e então muitos de seus companheiros, como Sorcerimon, e rivais, como Witchmon, o seguiram.
Se sabe que nesse mundo digital existem os Vortex Warriors que contem seres de todos os sistemas elementais e são governados pelo "Whirlwind General"', Medieval Dukemon que carrega a mais poderosas das lanças mágicas, Dynas.

Mundo Digital Digimon World 1/Next 0rder

Mundo Digital Digimon Next 0rder.jpg
O Mundo Digital de Digimon World 1 é bem simples, não se sabe qual é o Host desse mundo, mas ele parece muito com o Mundo Digital de Yggdrasil.
Sim, esse mundo é o mesmo de Next 0rder e vemos o próprio Mameo conta sobre seu passado e revela que é o mesmo mundo.

Mundo Digital Digimon World 2

Mundo Digital Digimon World 2.png
Este Mundo Digital foi pouco trabalhado, ele aparece em Digimon World 2 e foi pesquisado por humanos.
No começo de seu desenvolvimento ele foi controlado pelo Super Computador chamado Gaia que prendeu os humanos nesse mundo fazendo eles lutarem para sobreviver e fundarem a Guard Tamer para sobreviver.
Depois do fim da derrota de Gaia um novo Super Computador foi criado com base nele, New Gaia. Nesse Mundo Digital temos algumas semelhanças com o de Yggdrasil como a própria aparência de Gaia que é semelhante a dos avatares 7D6 de Yggdrasil e a existência de uma equipe de Tamers agindo no Mundo Digital só que ao invês de ser uma Tamer Union é a Guard Tamer.

Mundo Digital Digimon World 3

Servidor Asuka.png
Aqui existe o Digimon Online que é dividido entre 5 servidores: Asuka, Amaterasu, Izumo, Yamato e Ikaruga.

Mundo Digital Digimon V-Tamer

Mundo Digital Digimon V-Tamer.jpg
Não há muito o que se falar, se assemelha muito ao Mundo Digital de Yggdrasil. Se não fosse por crossovers com Zero Two, Brave Tamer e Frontier daria para encaixar nesse mundo. Nada de muito especial para se falar.

Resto do Multiverso Digital

Assim como o Multiverso Humano o Multiverso Digital também deve ser infinito. Além dos Mundos Digitais que foram mencionados aqui ainda sabemos que existe o mundo original de Nanimon (Supostamente um mundo baseado em Tamagochi), Parrotmon, Piemon e alguns outros mencionados apenas em seus perfis.

Outros Mundos

Dimensão ligada ao D-Reaper

Muito pouco se sabe sobre essa dimensão, apenas se sabe que ele não está ligada nem aos humanos e nem aos Digimon, ela foi criada pelo D-Reaper.

Outside World

Esse mundo é separado do Mundo Digital pelo Zenith Gate que é selado com 360 portas. A chave mestra para abrir elas é a "Key" de Clavis Angemon. O portão deve sempre ser mantido selado pois caso ele seja aberto todo o mundo digital irá colapsar, é dito que todo esse poder ofensivo será concentrado naquele que tentar abrir as portas.

Singular Zone

A Singular Zona está para os Mundos Digitais assim como o "além" está para os humanos. É o espaço infinito onde os dados digitais são colocados após serem deletados.

Mundo das Trevas

Mundo das Trevas.jpg
Um mundo misterioso mencionado em Digimon Adventure Zero Two, este mundo é governado pelo digimon conhecido como Dragomon e tem a capacidade de transformar pensamentos em realidade.

Mundo dos Sonhos

Mundo dos Sonhos.png
Um mundo mistérioso que assim como o Mundo das Trevas também foi apresentado em Digimon Adventure Zero Two, tem uma capacidade de transformar pensamentos em realidade.

Dark Area

Dark Area.png
A Dark Area é uma distorção espacial que normalmente se localiza no centro do Mundo Digital, é para esse lugar onde Digimon vão após serem deletados no julgamento de Anubimon. Este mundo é maleável e pode ser pequeno ou grande o bastante para engolir todo o mundo digital.

Demon World

Demon World.png
Pouco se sabe sobre esse mundo, foi mencionado por Belphemon Sleep Mode e é o mundo de origem dos Seven Great Demon Lords.

Tempo

Número de Eixos Temporais

O sistema de camadas apenas aumenta o número de eixos espaciais, mas temos uma confirmação que o Mundo Digital tem mais um eixo temporal além do eixo comum, com base em Bagramon temos até dois eixos de tempo.
Registros são o tempo.jpg
Com base nisso podemos colocar seres que atingem o espaço-tempo do Mundo Digital com até 22D.

Banco de Dados

Como Bagramon explicou na última imagem, para o Mundo Digital os registros são como a história em si, é como o Mundo Digital funciona com seu eixo do tempo.
Sendo assim está claro que a destruição dos registros do Mundo Digital equivale a destruição dos dados através do tempo, mas... onde estão os registros ?

Mundo Digital de Yggdrasil

No começo os registros de dados ficavam a serviço de Yggdrasil em si, depois de que o Mundo Digital chegou ao seu limite então um novo servidor teve que ser criado.
Como definido em Digimon Chronicle: 「NDW」はホストコンピュータの外にあり、ホストコンピュータ自体にデータを蓄積することのない安全な仮想実験空間である = 'NDW está fora do computador Host, um espaço virtual seguro que não acumula dados no computador HOST em si.
Os dados ainda são acumulados, mas não no sistema de Yggdrasil e sim dos dispositivos conhecidos como Memoriais Stela.
Memorial Stela.png
Como muitos aqui não sabem japonês, aqui está a melhor tradução que eu consegui fazer disso: Armazenam e gravam a enorme quantidade de dados que fluem através da Ilha Arquivo, e eventualmente por todo o Mundo Digital.
Os meses e anos que passaram pelo Mundo Digital se manifestam na forma desses memoriais de pedra.
Pode-se dizer que caso você olhe por isso você poderá ver toda a tendência do fluxo de dados do mundo, mas caso você interrompa o equilíbrio deste esmagador fluxo de dados você ira ser atingindo uma quantidade de informação tão grande que a vida normal não é capaz de aguentar.
Os Memoriais Stella estão tranquilamente de pé nos cantos do Mundo Digital enquanto eles guardam esmagadoras possibilidades em um abismo sem fundo de informação.
Pelo visto tem muitos dados temporais no Memoral Stella, mas será que esse "abismo sem fundo de informação" é literal ? Segundo o mangá de Digimon Xros Wars sim.
Homeostasis e Conhecimento Infinito.jpg
Como podem ver Homeostasis é capaz de ler todos os dados do mundo digital podendo analisar todas as possibilidades possíveis (Algo que alguém que tem poder sobre os Memorial Stella consegue como dito no site de Digimon World Re:Digitize) e com isso ela é capaz de ter um conhecimento infinito. Como vocês viram o conhecimento através dos dados estão armazenados nos Memorial Stella e apesar do "presente" do Mundo real não ser necessariamente infinitamente maior que um universo padrão em condições normais para destruir ele você teria que destruir todos os dados e dentro dos Memorial Stella existe confirmadamente uma quantidade infinita de dados só esperando para um tolo libertar eles causando a destruição de tudo.
E então, convencidos de que dentro do Mundo Digital, pelo menos o de Yggdrasil depois do NEW, existe uma quantidade infinita de dados ?

Mundo Digital Digimon World 1/Next 0rder

Nesse mundo digital existe a Server Tower que guarda todos os dados desde o momento que o Mundo Digital nasceu.
A forma como outros servidores fazem o armazenamento de dados é desconhecido.

Mundo dos Eaters

O Mundo dos Eaters foi revelado em Digimon Story Cyber Sleuth por Suedō Akemi.
Como podem o Mundo dos Eaters está acima de incontáveis Mundos Paralelos incluindo diferenças como o Mundo Real e Mundo Digital que como vimos são como círculos paralelos concêntricos em um diagrama separados por camadas de infinitas variações de um mundo central. Eles estão tão acima do resto do Multiverso que suas regiões não podem e nem mesmo devem serem acessadas por seres inferiores e a estrutura desse mundo existe acima da própria 'capacidade de imaginar.
Como podem ver os Eaters são claramente mencionados como Ultradimensionais/Hiperdimensionais sendo seres acima da nossa compreensão, imaginação e até da capacidade de compreender. Os Eaters não tem nenhum conceito de limites, muito menos qualquer tipo de conceito de tempo, eles sempre estão compartilhando informações e sempre fazendo escolhas e cada momento é lembrado.

Great Intent

Great Intent.png
Pouco se sabe sobre isso, apenas se sabe que é a totalidade do trabalho de Deus. Mesmo a Hiperdimensão dos Eaters apenas corresponde a apenas uma parte dessa totalidade desse vasto sistema.

Resumo e Conclusão

Agora que passamos por tudo isso vamos analisar tudo o que temos e achar o resultado final:
Multiverso Real Espacial: 3 Dimensões de espaço (Padrão).
Multiverso Real Espaço-Temporal: 3 Dimensões de Espaço e 1 Dimensão de Tempo.
Network Camadas 1-7 Espaço: 4 a 10 Dimensões de Espaço.
Network Camadas 1-7 Espaço-Temporal: 4 a 10 Dimensões de Espaço e 1 de Tempo.
Multiverso Digital Tamers Espaço Camadas 1 a 10: 11 a 20 Dimensões de Espaço.
Multiverso Digital Convencional (Não dividido em Camadas): 20 Dimensões de Espaço.
Multiverso Digital Totalidade: 20 Dimensões de Espaço e 2 Dimensões de Tempo.
Mundo dos Eaters e acima: Hiperdimensional. Eu sinto que perdi alguma coisa no meio disso ((+_+)). E antes que reclamem, itens de Digimon World Re:Digitize Decode são nomeados exatamente como frutas 3D, 6D, 12D e 24D e são encontrados logo na Mugen Montain parece coincidencia demais não acham ? :v Caso queiram podemos mudar o Mundo Digital para 22D de espaço e 2D de tempo, afinal o número de camadas no Mundo Digital de Digimon Tamers ainda é desconhecido, mas isso fica para vocês.

Q&A

Decidi fazer isso para retirar algumas duvidas que muitos podem ter sobre a franquia.
Qual a ordem de leitura dos mangás ? Os Jogos são " canon " da franquia ?
Matheus Natan Inacio

Os mangás devem ser lidos na ordem: V-Tamer – Digimon Chronicle – Digimon D-Cyber – Digimon Next – Digimon World Re:Digitize/Encode - Digimon Xros Wars – Digimon Universe. Sobre o canon eu expliquei isso lá no começo do post.
Um digimundo é um Universo ?
Shion Y. Sasaki

Bem, a duvida maior sobre isso vem de duas coisas:
  • Os personagens de Digimon Frontier chamarem o planeta de Mundo Digital sempre.
Sobre Digimon Adventure o que poucas pessoas se lembram quando vão falar isso, é que em Digimon Adventure Zero Two o próprio Koushiro diz que o que ele fez naquele episódio foi apenas uma teoria que ele fez com poucas informações e só depois de muito tempo que ele pode conseguir analisar a verdadeira natureza do Mundo Digital.

Koushiro trás novas informações sobre o Mundo Digital03:44
Koushiro trás novas informações sobre o Mundo Digital
Querem ver no que ele errou ? Pois bem.
Tudo o que Koushiro fez ali foi equivale o Mundo Digital a rede de computadores da Terra e pronto, mas o lugar que eles estavam era limitado ao planeta ? NÃO. Em várias cenas do anime somos capazes de enxergar luas e estrelas no céu e ai você percebe que Koushiro só explicou a parte do planeta, e todo o resto do espaço ?
Ai você já percebe que a teoria do Koushiro já tem buracos, ele pode dizer que aquele planeta tem tamanho equivalente a Terra, mas dizer que todos os dados formam apenas um planeta é um exagero.
Você já percebe que o Koushiro no anime errou quando na Novel essa frase nunca ocorreu, pelo contrário o Mundo Digital sempre foi referido como sendo um universo, tendo galáxias e tudo mais.
O dispositivo azul de Taichi imediatamente brilhou. Seu indicador subiu até quebrar o pronto crítico. Cresceu a um nível tão alto que não podia ser visto fisicamente no mundo digital, tornou-se uma luz deslumbrante quanto a energia chegou ao seu cume explodindo no que parecia de relance uma massa volumosa e desordenada de informações (dados). Este fluxo de informações estava a uma escala que podia se rivalizar com a galáxia, parte disso reagiu a luz e foram selecionados
Digimon Adventure Novel capitulo 1.5, WHERE ARE WE?

Desde que o Universo foi criado, o FireWall nunca parou se soprar um incessante fluxo de fogo
Digimon Adventure Novel Capítulo 3.6, PERFECT LEVEL EVOLUTION, METALGREYMON

A voz que podia ser ouvida do outro lado do buraco soava como se a raiva, ódio e ressentimento que giravam em torno de todo o Universo estivessem se reunido em um grande caldeirão do tamanho da Via Láctea.
Digimon Adventure Novel Capítulo 3.6, PERFECT LEVEL EVOLUTION, METALGREYMON

E percebam que quando Koushiro e Gennai discutem sobre o Mundo Digital eles nem mesmo tocam na criação de planetas, quando questionado sobre a criação do Mundo Digital o próprio Koushiro compara a possibilidade ao Big Bang.
Por exemplo, por que o Mundo Digital nasceu ?
Koushiro na Digimon Adventure Novel Capítulo 5.4

Não sei. Em vez disso deixe-me perguntar, por que o seu mundo nasceu ?
Gennai na Digimon Adventure Novel Capítulo 5.4

Koushiro estava prestes a dizer "O Big Bang", mas parou. A teoria era apenas uma hipótese, a menos que alguém tivesse visto o acontecimento
Narrador da Novel Digimon Adventure Capítulo 5.4

Como veem nem o próprio Koushiro relacionou mais Mundo Digital a apenas o planeta.
Agora o caso de Digimon Frontier realmente é difícil de se rebater, porque na série em si da a entender que realmente é só o planeta, mas isso é apenas nessa história porque no resto da franquia vemos DIVERSAS menções que mostram que quando se referem ao Mundo Digital estão sim falando do universo, vamos começar com elas.
Ameaça em Escala Cósmica.png
"Olha lá, ta mostrando só um planeta kkkk". Se você tenta sustentar que Mundo Digital é só um planeta porque quando ocorre uma ameaça no mundo digital aparece só um planeta, sinto muito, mas o site oficial de Digimon Chronicles está ai para acabar com você. Observo o que está escrito: No entanto, a quantidade de dados de Digimon excedeu as previsões de Yggdrasil, a crise da grande explosão do Digital Hazard em toda a escala universal destruindo o Mundo Digital era quase iminente.
SIM, ali está escrito "宇宙規模" junção dos Kanjis 規模 (Kibo, escala) e 宇宙 (Uchū, Universo). Alguém ainda duvida que o Digital Hazard do Guilmon é Universal ? :v
Querem mais ?
Um Novo Mundo é Necessário.jpg
Ai está a cena do capítulo 8 de Digimon Next onde Barbamon fala que ele vai criar um novo mundo com um novo sistema usando o poder de N.E.O. Querem saber do que ele estava falando ?
SIM. Mais uma vez quando falam de destruir o Mundo Digital estavam falando do universo inteiro.
O site oficial do Chiaki J. Konaka também usa Mundo Digital como sinônimo de Universo:
1994, o equivalente da Network a Era das Trevas. Os Quatro Soerados derrotaram as forças opostas e se tornaram os "deuses" que protegem os Digimon e seu 'universo, o Mundo Digital.
Site oficinal de Chiaki J. Konaka

Querem mais ? Ai estão duas cenas onde dois personagens de GRANDE intelécto da franquia, Wizardmon e Bagramon, falam sobre o Mundo Digital e em ambas as cenas está claro que o Mundo Digital é um universo. E se lembrem que o Wizardmon de Xros Wars é o mesmo de Adventure mostrando que é clara a verdade.
Ainda existe muitas outras menções que deixam isso implícito, então sim existem menções de que o Mundo Digital é o planeta em uma cena de Digimon Adventure e em Digimon Frontier, no entanto é claramente mais comum e com mais sentido a ideia de Mundo Digital ser SIM o universo feito de dados.
Agora que essa duvida foi tirada vamos continuar.
Tem alguma ordem pra ver os animes/mangas, ou é de forma aleatória? Algum dos dois seria cannon e outro filler, ou não tem isso ou algo do tipo? Pq até onde vi os animes são diferentes dos mangas
Gustavo Duarte

A ordem dos mangás já foi dada, a dos animes você pode usar a ordem de lançamento mesmo. E sobre o cÂnone é o que eu já disse. E as histórias são diferentes porque são literalmente momentos diferentes do tempo, não é questão de Digimon Adventure ser filler, não-canônico e o V-Tamer ser o certo, ambos existem simultaneamente e já houveram crossovers mostrando isso.
Crossover V-Tamer e Adventure.JPG
God criou Tanto o mundo humano quanto o digiworld? incluindo os digimons? quem Selou o Zeed? foi o proprio God?
Mickael Santos

De acordo com Suedo, God criou tudo. Ninguém sabe quem selou Zeed, o próprio Digimon Reference Book diz que não se sabe quem foi o ser que selou Zeed.
Antes do aparecimento dos eater na franquia tinha algo que os colocava como id?
João Victor Queiroz Ramos

Os Eaters não trouxeram algo ID, eles trouxe Hiperdimensionalidade a franquia, são coisas diferentes. Não é necessário haver uma menção a infinitas dimensões para surgir um ser Hiperdimensionalidade, basta ser mencionado como um e sendo além de quais queres conceitos de tempo ou espaço. Caso tenha alguma duvida sobre isso veja nossa pagina sobre a Hierarqua desta Wikia.
vc acha que o final do adv02 é canon e q ele vai condizer com o final do tri?
Gabriel Rutz Do Carmo

Eu sinceramente não sei porque algumas pessoas pensam tanto no final do Zero Two, se você for ir em qualquer franquia que mostra o futuro como Sonic ou Ben 10 está bem claro, são futuros possíveis. A própria Mirei já falou que existem todas as possibilidades possíveis então SIM em um número infinito de universos o final de Adventure Zero Two ocorre e mesmo que o Adventure TRI não mencione o fim de Zero Two isso não vai fazer com que os universos onde ele ocorreu deixem de existir. Se a possibilidade apareceu então o universo dela vai existir, a Mirei foi bem clara com isso, agora se TRI vai querer trabalhar com isso ai já é outra história.
O que algumas pessoas tentam reclamar disso é porque um shipp ou outro que eles queriam que ocorressem não ocorreram e eles acabam culpando o Zero Two por isso. Agora entendam o fim do Zero Two iria ocorrer mesmo sem Zero Two.
Acontecimentos como Sorato foram planejados desde o início da primeira temporada ainda em 1999 e apenas acabaram sendo movidos para o 02 no meio da produção quando foi decidido fazer uma segunda temporada que iria continuar a primeira.
E para calar a boca dos que culpam o Zero Two disso vejam o que Satoru Nishizono, roterista de Digimon Adventure, falou em uma entrevista encontrada no "Digimon Adventure" DVD Box lançado no dia 21 de Dezembro de 2007:
  • Pergunta: Os acontecimentos emocionantes do último episódio (De Adventure 1) foram decididos muito cedo?
  • Satoru Nishizono: É a mesma coisa para séries tanto de curta como longa duração: sem uma visão clara do que seria o último episódio, sua história não terá muito foco. É por isso que, mesmo que não soubéssemos que tipo de desenvolvimento ocorreria no meio, foi decidido desde o início que na última cena, as crianças e seus Digimon se separariam. Foi no meio da série que a decisão de ter uma continuação veio, assim que o mistério do narrador foi transferido para o final de "02". Além disso, não houve grandes mudanças. Houve muita discussão sobre isso, mas tal como decidimos no início, a série mostraria o crescimento de 7 crianças + 1 extra, e terminaria com seus adeuses.
Ainda há uma nota de rodapé onde mais sobre isso foi falado:
  • O mistério por trás do narrador : No encerramento do último episódio, era suposto ser revelado que a história era na verdade as reflexões do Takeru ja adulto. Esta também foi a razão pela qual Hirata-san, que expressou o narrador, também desempenha o papel de Yamato e pai de Takeru. Esta versão final foi retirada para ser usada para o último episódio de "02". Aliás, havia aparentemente uma possibilidade de que Taichi e os outros pudessem ter permanecido como os personagens principais para a série de continuação. "Acho que houve um tempo em que estávamos discutindo que talvez Yamato seria completamente retirado do grupo e se juntaria ao lado do inimigo." (Nishizono-san).
Então entendam de uma vez, o final de Zero Two é sim canônico, foi uma das primeiras decisões tomadas pela equipe principal e mesmo se Zero Two não existisse o final ainda iria ocorrer.
Fala tudo sobre o Ryo e a uma possivel timeline das temporadas.
Robson Bitencourte

Eu não consigo entender porque tantas pessoas falam tanto do Ryo como se ele tivesse tanto conteúdo para ser escrito, Yggdrasil participou mais que ele e não vejo tantas pessoas hypando Yggdrasil ;-; De todo o modo não existe nada de novo que pode ser visto sobre o Ryo que não possa ser esclarecido aqui. Sobre as temporadas isso é bem simples, siga a ordem de lançamento.
Timeline das temporadas, a inteligação de cada uma delas e savers acontece mesmo depois de tamers

Siga a ordem de lançamento e porque Savers seria antes de Tamers ? Sobre as ligações eu vou explicar isso em um post próprio.
essa é minha dúvida se adv vem antes do savers.. a cronologia diz q adv n é o primeiro digimon.. tanto q ja diz q existiram digiescolhidos.. seria impossível homesotase vir antes de yggdrasil.
Rodrigo Cruz

Acho que essa duvida vem do mangá de Xros Wars porque foi dito que depois de Yggdrasil aprender uma lição ele foi desativado e substituído por Homeostasis.
Yggdrasil substituida.jpg
Caso você tenha lido o mangá verá que Homeostasis é referida como sendo uma divindade, algo que Hinekawa até menciona no último OVA de Digimon Adventure TRI.
No entanto caso você tenha visto o anime, Digimon Adventure no episódio 45 e lido a Novel irá perceber que Homeostasis não é bem um deus, a própria Homeostasis nega isso e até mesmo Gennai diz que Homeostasis está mais para alguém que luta pela estabilidade do que um governante do mundo.
Eu sirvo Homeostasis. Homeostasis governa... não, está mais como buscar a estabilidade do Mundo Digital. Você vai entender se eu descreveu como o sistema de segurança? Mas como não tem forma física, precisa de alguém que possa se mover e agir como seus braços e pernas. Esses são os agentes.
Gennai na Novel de Digimon Adventure

E entendam, apesar de aparecer a cena de Savers, isso não indica que Yggdrasil foi substituido logo depois de Savers.
Depois de Savers a divindade Yggdrasil foi testar os humanos, vemos isso em Digimon Next onde ela cria o avatar Norn e mesmo depois de Savers vemos muitas aparições de Yggdrasil ainda nesse período como nos jogos da saga Story (Menção direta de Yggdrasil feita por Grimmon e Cyber Sleuth usou e abusou de usar Yggdrasil além da aparição na saga Decode).
Então não, Yggdrasil não foi substituida por Homeostasis logo após Digimon Savers e não há problema nenhum em haver Homeostasis, não como uma divindade, em Digimon Adventure.
Pq o shoutmon do digimon xros wars nao tem forma adulta ? pq a evolução nao existe mais em xros wars?
Elyan Torres

No jogo Digimon World Next 0rder o Omega Shoutmon é considerado como a forma adulta dele. O motivo para não haver evolução é porque os sonhos sumiram dos pensamentos dos humanos assim como a fé de que os Digimon poderiam evoluir, aproveitando esse cenário o Bagramon usou seus poderes para modificar a história do Mundo Digital fazendo com que todos os outros Digimon esquecessem que a evolução existia. Isso foi explicado por Bagramon.
sobre o xros wars, qual deve ser levado em consideração, o manga ou o anime? a diferença entre eles é absurda
Gabriel Rutz Do Carmo

Isso é porque a linha do tempo foi dividida, se você for no site da Toei o perfil do Bagramon trás a mesma história do anime. Tudo o que aconteceu foi uma distorção na previsão original de Homeostasis permitindo a existência de pelo menos duas linhas do tempo, no próprio mangá existe uma menção ao arco Hunters que só pode ter ocorrido no anime. Ambos são validos, apenas são caminhos diferentes de um mesmo começo.
O filme de 02 dos Gold Digimentals é cannon?
Existe o 'Deus' do Digital World (Sem ser Yggdrassil e Afins) algo como um digimon e não um host.
Hotto Yami

Sim ele é canônico, teve menção nos jogos do Ryo e e continuação no Drama CD "Digimon Adventure 02: The Door To Summer". O filme se passa entre a derrota do Kaiser e a tentativa de Daisuke para evoluir para a forma Adult, o motivo de não ser mencionado é apenas por conveniência do Plot porque o filme já teve menções muito importantes para ser algo deixado de lado.
Sobre Deus, isso já foi dito mais acima. Sim ele existe.
Tem a cronologia. . O mar quantico criou o digimundo..e as outras dimensões tb.. ja foi explicado.. como o mundo digital existe antes do mundo real? N lembro dessa explicação do xw pode postar?
Rodrigo Cruz

Vou usar isso para explicar algo simples, os humanos criaram os Digimon e o Mundo Digital ? Sim e não.
É verdade que existe Mundos Digitais que foram frutos de experimentos humanos, mas deve-se saber que eles são minoria (Como o Mundo Digital de Digimon Tamers). Mundos Digitais como o de Yggdrasil são repetidamente ditos que não foram criados pelos humanos, querem ver ?
Mundo Mais Antigo.jpg
Como podem ver Wisemon deixa claro que o Mundo Digital é mais antigo que o próprio Mundo Real, o Mundo Digital não tem como ser criação humana.
Não Foi Criação Humana.jpg
Uma cena de Digimon Story Cyber Sleuth onde os Digimon chegam a rir sobre isso.
Isso é interessante, cena do Digimon Xros Wars onde Taiki pensa na possibilidade do Mundo Digital ser uma criação dos humanos. No entanto Wizardmon escuta isso e mostra que isso é impossível.
Literalmente não existe como algo no universo humano processar a existência do Mundo Digital mesmo usando todos os recursos desse universo.
Não só isso, mas Wizardmon deixa claro que o Mundo Digital é estruturalmente superior ao Mundo Real (Acha que aqueles mapas do Konaka colocando o Mundo Digital acima do Mundo Humano ainda são descartáveis ? :v ) e este ainda é apenas como uma zona do Mundo Digital.
Yggdrasil, o criador do mundo digital.jpg
E por fim vemos uma citação direta de Yggdrasil ser o criador do Mundo Digital.
O que aconteceu na franquia foi um retcon, todas as menções de temporadas passadas de coisas do tipo agora são apenas informações erradas e desatualizadas e isso é dito pelos próprios personagens, em todas as obras agora é a mesma coisa se repetindo.
Esqueça ENIAC e ABC sendo os criadores dos Mundos Digitais, humanos criando o Mundo Digimon ou o Mundo Digital sendo sinônimo de Network (Como nós a entendemos).
Atualmente os criadores dos Mundo Digitais são seus Host's (Yggdrasil, Homeros e outros) e seus Mundos existem além do Mundo Real e chegam a serem mais antigos que o Mundo Digital.
E não, a Network não causou a criação do Mundo Digital pelo Mar Quântico, o Mar Quântico foi onde o Mundo Digital foi colocado graças a evolução da Network. A network se liga ao Mundo Digital e passa os dados dos humanos para lá, quando os dados chegam no Mundo Digital eles são analisados pelos seus Host's e as informações são usadas para criar os Digimon. A única coisa que os humanos contribuem com o Mundo Digital é a diversidade de informações.
Seu louco, nunca que o Mundo Digital pode ser uma dimensão superior. Se fosse como explicaria os Digimon interagindo com os humanos no Mundo Real e humanos no Mundo Digital normalmente ? Isso é claramente um hype sem sentido
Exemplo qualquer

Claro que vão ter pessoas que irão duvidar disso, mas vamos falar sobre isso.
Não, as camadas desenhadas pelo Konaka não são uma interpretação errada buscando upar a franquia. É simplesmente como funciona o sistema de transcendência. Se eu tenho um plano de tamanho infinito e existe uma camada que transcende esse plano então logicamente colocamos este plano como um nível dimensional acima e ao todo existem não uma, mas sete camadas e isso não vai mudar porque o sistema OSI é fixo em 7 camadas. As camadas do Mundo Digital são facilmente explicadas, os Digimon de Digimon Tamers foram liberados na Network e tiveram que ir para o plano do Mundo Digital depois e através da evolução eles conseguiram isso, o crescimento de camadas do Mundo Digital apenas mostra que é preciso de mais camadas além de só uma a mais para se chegar ao nível de um Mundo Digital comum.
E é surpreendente como isso é consistente com a franquia.
Temos Wizardmon no mangá de Digimon Xros Wars deixando na cara que é impossível para o Universo Humano produzir algo como o Mundo Digital e o próprio Mundo Digital inclui o Mundo Humano nele.
Temos as Frutas Dimensionais que incrivelmente batem com as especulações dadas no Sistema de Digimon Tamers até 24D e elas estão localizadas no mapa de Yggdrasil, isso pode sim ser apenas uma referência, mas está claro que foi algo proposital e que é totalmente coerente.
Em Digimon Story Cyber Sleuth o plot envolvendo Suedo foi todo baseado na ideia que os humanos tinham que evoluir para serem dados puros como Digmon ou Eaters com o objetivo de criar um mundo perfeito e a base de transcender foi indo do Mundo Digital para cima.
E sobre os Eaters, colocar eles como Hiperdimensionais é a coisa com maior sentido a se fazer. Eles foram diretamente chamados de Hiperdimensionais em uma frase que coloca eles acima da escala dimensional, foram ditos diretamente como sendo além de qualquer conceito de tempo e que a existência deles está além da CAPACIDADE de compreender ou de imaginar.
Quer saber como os humanos interagem com os Digimon ? Pois saiba que a franquia explicou isso.
Entendam que em condições normais, humanos e digimon não interagem. Como explicado por Agumon e Gabumon os humanos e digimon vivem separados e de tempos em tempos sem haver explicação os dois mundos se conectam permitindo que digimon venham ao mundo humano.
O que acontece é um evento conhecido como Digital Shift onde as leis do universo material são quebradas e ele é transformado em dados.
Ou seja, quando os Digimon entram no Mundo Real este mundo se tornou digital também é interessante como isso é consistente.
Quando Lucemon rugiu no Mundo Real deu para ver que ele tinha sofrido Digital Shift:

Lucemon revela os Dados do Mundo Real00:13
Lucemon revela os Dados do Mundo Real
E o mesmo acontece quando um humano vai ao Mundo Digital, ele se transforma em dados permitindo que ele exista lá, isso é afirmado por Mirei em Digimon World Next 0rder.
Humanos Digitais.png
E sobre os Eaters ? Eles também fazem isso.
Isso explica como Digimon comuns conseguem combater eles, além de que eles são naturalmente resistentes as isso.
Os Eaters também se alimentam de outros dados enviando eles para a sua dimensão superior. Ou seja, quando um Eater devora dados ele é escaneado e enviado para a sua Hiperdimensão, ou seja, se torna Hiperdimensional. Sendo assim é desse modo como seres humanos conseguem chegar a se tornarem um com Eaters, eles se elevam junto com os Eaters.
Ou seja:
  • Como Digimon vão ao mundo humano e não destroem tudo ?
Resposta: Quando Humanos vão ao Mundo Real e não destroem tudo está ocorrendo o evento conhecido como Digital Shift que quebra os limites do mundo humano transformando a matéria em dados. Caso o Digital Shift não ocorre uma distorção será criada e o mundo será destruído.
  • Como humanos podem ir ao Mundo Digital ?
Resposta: Quando humanos vão ao Mundo Digital eles sofrem Digital Shift se tornando dados.
  • Como Humanos e Digimon interagem com Eaters ?
Resposta: Alguns Digimon e deuses já são naturalmente fortes como eles, como Yggdrasil e Cavaleiros Reais, em outros casos os Eaters causam Digital Waves que causam Digital Shif deixando a realidade mais complexa. Em outros casos os Eaters devoram os alvos fazendo com que evoluam junto eles, ou seja, também se tornam Hiperdimensionais.
Que maluquice, você está misturando mangá, anime e jogo, é tudo um universo diferente
Carinha qualquer

Eu acho isso interessante, porque nunca foi dito diretamente que todos os produtos se passam em mundos diferentes ou coisas do tipo.
Eu vejo muitas pessoas falando que existem muitos Yggdrasil pelo Multiverso, cada um com um próprio Mundo Digital, mas isso nunca foi dito em nenhuma mídia.
Sim, existem avatares de Yggdrasil, mas eles nunca foram mostrados normalmente indo para fora de seu mundo digital.
Mesmo no Digimon Reference Book sempre é dito apenas sobre Yggdrasil quando o mundo não é especificado e depois caso seja um mundo diferente eles dizem que é.
No próprio Digimon Crusader os personagens só falam "Mundo Digital de Yggdrasil", "Mundo Digital de Homeros", "Mundo Digital ILIAD", nunca é dito "Mundo Digital de Yggdrasil Nº21312421341", vejam:
Gryphomon: Aegiomon !! - Para o bem do Mundo Digital: Iliad, você tem que morrer aqui agora!
Aegiomon: Iliad? O que você quer dizer? Por que você vem atrás de mim?
Gryphomon: Isso não diz respeito a gente como você, que vive no mundo de Yggdrasil!
E é interessante porque em todos os jogos atuais isso está sendo colocado cada vez na cara.
Digimon Chronicles é diretamente mencionado em Digimon Re:Digitize Decode, Digimon Story é diretamente mencionado ser no mesmo mundo de Savers e em Digimon Story Cyber Sleuth Gankoomon deixa claro que os eventos de Yggdrasil no Decode foram os mesmos do mundo que vemos em Cyber Sleuth.
Os próprios Cavaleiros Reais são um indicativo de ser o Mundo Digital de Yggdrasil, todas as aparições deles se conectam e claramente se passam no mesmo mundo e quando ocorre em outro Mundo, como o de Next 0rder, eles são diretamente mencionados como seres vindos de outro mundo.
De todo modo, lembrem-se que os Cavaleiros Reais apesar de servirem a Yggdrasil, eles podem aparecer em outros mundos devido a eventos que acontecem, mas em padrão os Cavaleiros Reais vivem no Mundo Digital de Yggdrasil e a Storyline do Digivice Ver.15th deixa claro que é no Mundo Digital de Yggdrasil que eles trabalham por padrão.
Notem que isso apenas fala sobre os Mundos Digitais, os tamers ainda podem vir de mundos humanos diferentes apesar de poderem ir para o mesmo Mundo Digital.

Conclusões

Agora vamos ver o que você aprendeu aqui hoje.
  • O Multiverso Humano é infinito.
  • Acima do Multiverso Humano existe a Network que é composta por 7 camadas, todas transcendendo o Multiverso Humano. A Network serve para ligar o Multiverso Humano com o Multiverso Digital.
  • Os Mundos Digitais são representados com um conjunto de camadas e contem um eixo temporal próprio, ao todo os Mundos Digitais podem ter até 24 dimensões de acordo com os itens de Digimon World Re:Digitize Decode.
  • Diferente do que muitos pensam, a maioria das obras da franquia se passam no mesmo mundo digital, o Mundo Digital de Yggdrasil onde os Cavaleiros Reais atuam. Ainda existem outros Mundos Digitais, mas eles são pouco trabalhados.
  • Existe os eventos conhecidos como Digital Shift que transformam matéria em dados e é isso o que permite a existência natural de Digimon no Mundo Humano e de Humanos no Mundo Digital. Caso o Digital Shift não ocorra, irá acontecer uma distorção que irá destruir o mundo.
  • Apesar de haverem algumas menções de Mundo Digital ser um planeta, existem mais menções e faz mais sentido Mundo Digital ser o universo.
  • Os Eaters devoram dados e os evoluem para uma dimensão superior, é desse modo que humanos e digimon podem chegar ao nível de um Eater convencionalmente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial